quarta-feira, 18 de junho de 2014

PARA OS APRECIADORES DO VINHO


Alerta!!!!
Para os amigos que curtem tomar um bom vinho!! Podem comemorar, pois a Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto tem realizado vários estudos que demonstram que a ingestão de vinho diminui o número de bactérias patogênicas presentes em alimentos contaminados.

A investigação em curso revela que a viabilidade dos organismos infecciosos é fortemente afetada quando estes são diretamente expostos à ação do vinho devido às propriedades antimicrobianas presentes. Assim, pressupõe-se que a ingestão moderada desta bebida durante a refeição pode contribuir para a diminuição do número de bactérias patogênicas presentes em alimentos contaminados.

“Concluímos que o vinho exerce uma forte ação de inativação dos organismos estudados”, afirma José António Couto ao Ciência Hoje. Segundo o investigador da ESB, este efeito foi verificado em alimentos contaminados e em condições representativas do sistema gastrointestinal. Experiências realizadas in vitro com Listeria, Campylobacter jejuni e Bacillus cereus revelaram que “o vinho exerce um efeito de inativação celular significativo, além do efeito do suco gástrico, contribuindo para a diminuição do número de células viáveis de bactérias patogênicas”.

A taxa e a extensão da inativação dependem, no entanto, da matriz alimentar, devido ao conhecido papel de proteção microbiana conferido por certos componentes dos alimentos.

Além disso, os mecanismos responsáveis pelo efeito antimicrobiano do vinho não estão completamente esclarecidos. Outros trabalhos mostram que este efeito resulta de uma combinação complexa de vários fatores/componentes do vinho que atuam de forma sinérgica.Os investigadores da ESB pretendem agora aprofundar o estudo dos mecanismos responsáveis pela ação antimicrobiana do vinho.

Além disso, “pretendemos avaliar o efeito do vinho sobre os fatores de virulência de bactérias patogênicas”, avança José António Couto.
 — se sentindo feliz.

E O Chef Kayzee Fashola, convida a todos a conhecerem nosso novo cardápio de pizzas.
São 12 deliciosos sabores.
Solicite através de nosso e-mail:
deliciadeatelier@yahoo.com.br  / (51) 9659.2126


Nenhum comentário:

Postar um comentário